quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval... Para Pensar um Pouco!!!

Pois Bem Alunos..

O Carnaval está chegando.. um "feriadão" prolongado.. tempo de estudar, ler muito e ... é, fazer quem sabe uma "baguncinha" (será que a palavra existe) antes da chegada da quarta feira de cinzas!
Bom pelo menos essa era a ideia nos primeiros carnavais. Isso mesmo, era uma festa "quase" religiosa (mentirinha); marcava um último período de alegria antes da "temida" QUARESMA nos séculos XVI e XVII... Hoje ainda tem mais ou menos essa "função", só que a festa cresceu, aumentou o número de dias (no início era apenas um) e em alguns lugares a quarta feira de cinzas é só mais um dia para festejar!
Viram minha fantasia aí do lado??? no início dos tempos as fantasias também eram utilizadas... só se saía às ruas mascarado... isso "sem querer querendo" fazia com que todos se tornassem "iguais" pelo menos por um dia (ricos e pobres... ninguém saberia quem era quem atrás das máscaras.. acho que também servia para ninguém saber quem tinha "exagerado" nas comemorações..hehehe! )

Bom gente, vamos para o que interessa...  A  professora Pauliana teve a ideia de fazer um debate sobre o tema carnaval ; aqui em baixo estão dois vídeos... um é a opinião de uma jornalista sobre o carnaval da atualidade (Raquel Sherazade, jornalista paraibana) e o outro, como são comemorados alguns carnavais pelo Brasil!
Assistam os dois vídeos e depois responda as 3 questõezinhas logo abaixo. Para responde-las, clique em comentar... não se esqueça de deixar no comentário seu nome e a sua turma.. pode ajudar futuramente!
Abraço e boas festas!!!

Video 1


video 2


Pois bem... após ver o vídeos, responda:

1- Você acredita que o carnaval hoje em dia é uma festa popular? ´Justifique
2- Após ver os problemas e a beleza do carnaval, você acredita que a festa é uma coisa boa ou ruim? justifique
3-- Pergunte para os pais como eram os carnavais na época em que tinham a sua idade e façam uma comparação com o seu carnaval de hoje em dia.. falando nisso, você gosta da festa??

Aguardo as respostas!!!

38 comentários:

  1. meu nome é vitoria sou so 7 ano 5,eu queria falar q eu gosto muito de pular carnaval e isso é muito interessante bjosss

    ResponderExcluir
  2. meu nome é vitoria sou so 7 ano 5,eu queria falar q eu gosto muito de pular carnaval e isso é muito interessante bjosss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. 1)Sim eu acho que é uma festa popular, só que não como antigamente que era celebrado com muita dança, fantasias, máscaras, blocos populares passeando pelas ruas das cidades.

    2)Eu acho que é as duas coisas porque tem suas partes ruins e tem suas partes boas, a boa é que é uma festa maravilhosa e a ruim que as pessoas fazem brincadeiras de mal gosto e destruições ...

    3)O Carnaval no tempo dos meus pais era muito divertido porque os rapazes chocalhavam as raparigas.
    Faziam grandes bailes onde se vestiam de mascarados.
    Sim eu gosto do carnaval.

    Alessandra de Oliveira Pinhal - 8°1

    ResponderExcluir
  5. 1- Você acredita que o carnaval hoje em dia é uma festa popular? Justifique.

    R: Sim, pois no Carnaval, as cidades promovem eventos os quais a população pode participar.

    2- Após ver os problemas e a beleza do carnaval, você acredita que a festa é uma coisa boa ou ruim? Justifique.

    R: Bom,embora o carnaval seja festa boa que tem muita alegria,felicidade,existem problemas que podem acabar com essa alegria, como por exemplo a violência,destruição,etc.

    3- Pergunte para os pais como eram os carnavais na época em que tinham a sua idade e façam uma comparação com o seu carnaval de hoje em dia.. falando nisso, você gosta da festa??


    R:Segundo meus pais,o carnaval antigamente era mesmo carnaval de hoje,muito samba,festa e alegria.Não,eu não gosto de carnaval.


    Raphael Antônio da Costa Dias-8°1

    ResponderExcluir
  6. 1)Bom de certo modo é popular, pelas danças, músicas, mascaras e etc.Mas de certo modo é ruim como é dito no vídeo 1" virou negócio e dos ricos".

    2)Boa por causa das novidades, truques, danças e outras coisas.Mas é ruim por causa do vandalismo, das destruições e das brincadeiras de mal gosto.

    3)Segundo os meus pais havia mais marchinhas de carnaval, menas farras e a violência também era menor.
    Eu gosto de algumas coisa dos carnavais como por exemplo: as marchinhas e as magicas.

    João Vitor Duarte Barcelos 8º2

    ResponderExcluir
  7. Eaeeeeeee !!
    1)Acredito que hoje em dia o carnaval não é tão popular como antigamente,pelo vandalismo e etc,mais oque fazz o carnaval ainda ser popular são as danças,as culturas,a beleza.

    2)Boa,por que vc se diverte com seus amigos,com a musica,com as brincadeiras e mais um monte de coisas divertidas,e o ruim são os atos de vandalismo.

    3)Eles falaram que era igual,mas tinha mais diversão,mais marchinhas,sem violência,bem diferente do de hoje em dia,sim eu gosto.

    Eduardo Floriano Ribeiro 9°2
    Faloooo

    ResponderExcluir
  8. fala mais tiow ! ;)

    1) então né, bom eu acredito que o carnaval não é tão popular em outros países, mas no Brasil esta comemoração é popular ...

    2)bom tem a parte boa e a ruim, a boa é que divertimos com as amigas(os), dançamos, fazemos brincadeiras, curtimos, emfim. A parte ruim dessa história é que as pessoas não sabem viver em harmonia , em uma comemoração tão bela.

    3)Eles me falaram que era igual o carnaval de hoje, tinha mais marchinhas, mais diversão, e menos violência, violência naquela época por incrível que pareça não havia diariamente igual hoje em dia! Não eu não gosto de carnaval, o bom de carnaval é que fico livre;; do trabalho e da escola ;D


    Débora Naiary 8°ano 2

    ResponderExcluir
  9. 1- Sim,porque tem toda tradiçao de ter cor,brilo,fantasia e tudo mais!
    2- Boa, porque apesar de acontecer alguns imprevistos é uma festa de mta beleza e que a maioria da populaçao participa e gosta.
    3- Era quase a msm coisa so que no tinha mulheres paticamente nuas e nao era todos os tipos de musicas eram marchinhas!
    Siiim eu amoooo carnaval! [Faltam 352 dias para o carnaval 2013] Tayna Borges 8º1

    ResponderExcluir
  10. 1-Sim.Porque se não fosse popular não iriam festejar.
    2-Bom,por causa que da uma energia positiva,mas também ruim por causa da destruição e violência. ex:O carnaval de Sao Paulo só por que perdeu não tem que sai destruindo tudo.
    3-Os Homens vestiham de mulher e mulher de homem e saia na rua gritando. não.
    Guilherme Henrique Dutra Resende 8º1

    ResponderExcluir
  11. 1-Bem pra alguns países sim e pra alguns países não porque eles não comemoram

    2-Bem eu acho que de um lado e bom e pra alguma lado e ruim o lado bom e que tem muitas danças e machinhas e o lado ruim e que ta tendo muita violência .

    3- Bem o carnaval de antigamente tinham bem mais machinhas e também não tinha tanta polemica e violência.
    Agora eu não sou muito chegada em carnaval não mas não tenho nada contra o carnaval não.

    Letícia Barbosa de Almeida 9°2

    ResponderExcluir
  12. 1)hoje em dia e muito popular por que o carnaval caiu na boca do povo e não tem aquele receio de antigamente que falava que o carnaval era festa do diabo agora o carnaval e tao popular q todo mundo gosta.

    2)e uma coisa boa por que e a ultima festa para se comemorar antes da quaresma q e um período de meditação,e oração para todos quero dizer pelo menos para os católicos.

    3)minha mãe falou q era muito bom melhor q os de hoje por que não tinha drogas.era só essa festa popular agora os de hoje eu acho q e muito bom por que eu não tava la pra ver receio eu q e melhor os de hoje q e mais popular para o povo tem mais gentes.na minha opinião eu acho muito bom e muito divertido...

    eu sou Guilherme Pires Belo do 9º3

    ResponderExcluir
  13. 1-Sim eu acho, o carnaval é uma festa popular que existe em diversos países do mundo cada um com sua musica e ritmo diferentes,mas hoje existem diversos problemas causados nos desfiles

    2-Ambos porque o carnaval tem uma grande influência na cultura brasileira,mas por outro lado o carnaval causa bastante confusão no setor publico e privado sem contar na violência
    causada nas brigas e discussões durante o carnaval

    3-Os meus pais disseram que o carnaval antes era diferente , todos saíram na rua e pulavam carnaval.Sim eu adoro a festa adoro os desfiles de escola de samba .

    ResponderExcluir
  14. 1)Bom,a festa de antigamente era muito popular,de um tempo para cá as festa não foram ficando mais populares por causas das violências e as polemicas.

    2)De um tempo para cá as festas começaram a ficar ruins,por causa das drogas,violências,etc...

    3)As festas de antigamente não eram desses jeitos eram mais tranquilas.
    Bom eu gosto dessas festas sim,mais eu prefiro ficar em casa porque as ruas a partir de um tempo para cá começou a ficar perigosas.

    Anna Carolina Faria Montes 9°2

    ResponderExcluir
  15. eu acho q o brasil é o q manja de verdade nos carnavaisss nos somos o s mlehoreee..
    Todos por qu eo carnaval tein uma grande influencia mundial.E com varios tipos de ritmos e cores.
    minha mãe disse q ocarnval antigamente eraaa o showw com as marchinhasss algreess ela flw da musica q ela mais gostava era mascra negra

    ResponderExcluir
  16. Questão n°1:Sim.eu acredito que seja sim,pois é uma festa cultural com as outras semelhantes;
    Deborah Fragoso Alves 9°3

    ResponderExcluir
  17. 2°Questão: Varia muito pos coisas que não tem frequente mente no nosso dia-a-dia é mais valorizada em época de carnaval como o atendimento médico ... Em uma festa de crnaval contem varias ambulâncias e no dia-a-dia o atendimento é precário até a chegada da ambulância a pessoa já morreu faz tempo então se o nosso país se consientizase seria tudo muito mais facil!!

    Deborah Fragoso Alves
    9°3

    ResponderExcluir
  18. 1-sim é uma festa popular mas agora ele não mais comemorado só por diverção mais para negocios.
    2-tanto um quanto o outro pois é uma granda cultura brasileira mas vem acompanhado de varios problemas :brigas,assidentes,corrupição entre outros, e o governo em vez de se preucupar problemas da população paga milhões para as escolas de samba.
    3-Era menor a festa não avia tantos dias pra a comemoração,avia menos confução e mais paz entre todos, o de hojo a muito mais desintedimentos e mais dias de festança.Não gosto muito.
    Jéssica Araujo Pires
    nono ano 4

    ResponderExcluir
  19. 3°e utima questão:Sim eu gosto de festas!!!
    -Carnaval antigamente:tinha muita colombina..muito palhaço...muitas serpentinas...muitas machinhas...os bailes eram feitos mais em club's e usavam mascaras e as pessoas faziam mais questão de todos irem fantaziados :D
    -Caranaval hoje em dia:as roupas são mais dispidas,não é tanto como era antes usando as marchinhas tanto usam se poco,hoje em dia...

    ResponderExcluir
  20. Oiie!!
    1º resposta:
    Sim, pois é investidos muito dinheiro no carnaval e também porque o carnaval faz parte da cultura brasileira, pra mim o carnaval mudou muito desde antigamente até agora.

    2º resposta:
    Eu vejo o carnaval pelos dois lados o bom e o ruim. O bom que o feriado é um pouquinho grande, dá pra gente descansar e se divertir um pouco (kk). Pelo lado ruim é que o Brasil na época de carnaval pensa só no carnaval e esquece-se do resto do país, pois como eu vi em uma reportagem o carnaval tem muita atenção, pois concentrasse muitas unidades de pronto socorro, caso alguém passe mal na festa, e se alguém passar mal em casa o atendimento é mais demorado, e vários outros casos também.

    3º resposta:
    Bom pelo o que eu fiquei sabendo o carnaval de antigamente era bem diferente do que é hoje em dia, porque antigamente as pessoas tampavam o rosto com máscaras para não serem reconhecidas e quase não se falavam muito para não reconhecer a voz também, eles se divertiam muito com várias brincadeiras e músicas da época que até hoje fazem sucesso na época de carnaval. Hoje em dia todos nós percebemos que mudou muito, em vez de quererem tampar o rosto e o corpo as mulheres e os homens estão se mostrando mais com roupas pequenas e fantasias grandes (quando maior e mais bonita é a fantasia melhor pra escola de samba). Como eu disse na resposta 2 eu gosto um pouco do carnaval para descansar e para festejar um pouco mas de um outro jeito, não do jeito de sambar, desfilar e sim fazer “farra”.

    Letícia Moreira de Menezes /9º ano 3 /

    ResponderExcluir
  21. 1°O carnaval sim em muitos lugares sim é muito popular,principalmente no brasil.
    2°Boa,o carnaval hoje em dia tem muitas brigas,não é mais aquele carnaval de antigamente,mais mesmo assim é uma festa muito boa.
    3°Carnaval antigamente eram várias marchinhas,era festas diferentes bailes e até as fantasias o jeito de se vestir mudou muito.Eu adoro festas ;D.
    Bárbara Moura 9°3

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. 1 - Eu considero que seja sim uma festa polular , mais acho que deveria ter uma melhoria da polução , ah muita gente preoculpada com muita festa e despreoculpando de sua vida alheia . Hoje em dia o povão como se diz , so quer saber de beber e não de assumir uma responsabilidade , isso é fato .
    2 - Ruim , porque provoca muitas brigas , muitos atritos que deveriamos evitar , muitos acidentes , pelo fato das pessoas não serem responsaveis e dirigirem bebados após o carnaval .
    3 - Na verdade , na época deles eles não podiam nem sair pra ir em festas como essas de hoje em dia , mais elas eram mais comemorativas , mais religiosas , hoje em dia isso mudou totalmente , de forma que se tornou vulgar .
    Eu gosto sim , acho que todos nós gostamos né ? Mais acho que devemos ter limites a todo momento .
    Tassiane 9°2

    ResponderExcluir
  24. aweee ludd so de broaa oww mais vou ti flar as blusass ficaram muitoo bunitass mais eu ainda fico com a roxa/branco se muda de ideiaa me fl a q eu desnhoa blusaaa

    ResponderExcluir
  25. 1 - Eu considero que seja sim uma festa polular , mais acho que deveria ter uma melhoria da polução , ah muita gente preoculpada com muita festa e despreoculpando de sua vida alheia . Hoje em dia o povão como se diz , so quer saber de beber e não de assumir uma responsabilidade , isso é fato .
    2 - Ruim , porque provoca muitas brigas , muitos atritos que deveriamos evitar , muitos acidentes , pelo fato das pessoas não serem responsaveis e dirigirem bebados após o carnaval .
    3 - Na verdade , na época deles eles não podiam nem sair pra ir em festas como essas de hoje em dia , mais elas eram mais comemorativas , mais religiosas , hoje em dia isso mudou totalmente , de forma que se tornou vulgar .
    Eu gosto sim , acho que todos nós gostamos né ? Mais acho que devemos ter limites a todo momento . Eduardo Silva 9°2

    ResponderExcluir
  26. 1-sim,pois ao passar dos anos as pessoas foram comentando cada vez mais sobre o carnaval.

    2-boa e ruim ao mesmo tempo. boa porque é uma festa e todo mundo gosta,
    e ruim por ter alto indicie de bebiba alcoólica e drogas, e as pessoas não sabem separar
    uma coisa da outra.

    3-minha mãe disse que não mudou muita coisa, só as roupas que diminuiram um pouco,
    um pouco não quase tudo, o restante era tudo igual.
    eu não gosto muito.

    vivianne rayra -9°3

    ResponderExcluir
  27. 1-Sim, pois em cada canto do Brasil comemora-se o carnaval de um jeito diferente!

    2-Boa e ruim, o carnaval tem seu lado ruim: quem são pessoas sem responsabilidade que bebe e causa acidentes etc, e seu lado bom:porque todo mundo viaja pra onde quer pula e dança com as pessoas que ama e gosta!

    3-Meus pais disseram que na época deles tinha bailes para dançar e que a avenida aonde as pessoas desfilam não eram muito famosas e também tinha matinê que era bailes durante o dia como cinema.A comparação que eu faço é que naquela época é que as pessoas naquela época tinha mais responsabilidade não tinha muitos acidentes e etc.

    Gosto munto de carnaval mais com muita responsabilidade!

    Eu sou Larissa Tiago Rodrigues Da Silva, Do 8° Ano 1.

    ResponderExcluir
  28. 1-Em alguns lugares e para algumas pessoas.Tem lugares que as pessoas não comemoram o carnaval já em outras comemoram até de mais!

    2-Na maioria das vezes ruim.Os carnavais de hoje em dia andam muito ruim porque as coisas são muito caras, as pessoas se aproveitam para se embreagar, se envolver em brigas... e isso causa acidentes, confusões etc.

    3-Eu perguntei pra minha mãe e ela falou q o carnaval mudou bastante da época dela até hoje. antigamente era mais organizado, as escolas de samba desfilavam na rua tipo na Leopoldino de oliveira e as pessoas desfilavam com mais roupas no corpo !!
    Eu gosto muito de carnaval e acho bem interessante os carros alegóricos, trios elétricos e a dança típica do "frevo" .

    Mariane Luiza M. Marques- 9º4

    ResponderExcluir
  29. 1) Sim,eu acho que o carnaval é uma festa popular,isso é mais ou menos provado pelo feriado que não é só para algumas pessoas e sim para todos
    2)Eu acho que o carnaval como muitas outras festas traz coisas boa e coisas ruins só que as pessoas tem que se concientizar e não dar muito trabalho
    3)Antigamente as pessoas se divertião fazendo "zueiras",brincadeiras de mal gosto como tacar ovos e suas cascas continham farinha ou gesso.Hoje em dia as pessoas se divertem com muita musica,dança,bebida etc.

    Carlos Augusto Rodrigues 8° ano 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1)sim,é comemorado em varios lugares mas de maneiras diferentes
      2)Ao mesmo tempo que é bom se torna ruim,pois as pessoas bebem e brigam e na maioria das vezes essa briga acaba em morte ou feridos
      3)antigamente as pessoas não tinham maliçias e as roupas não eram como hoje ,atualmente as musicas são diferentes e o modo de pensamentos também

      Danyelle Teodoro Pinheiro 9°ano 2

      Excluir
  30. 1)Sim,porque praticamente o mundo inteiro comemora!
    2)As duas coisas,porque boa pra quem tem consciência dos seus atos e nao prejudica o outro.E ruim porque hoje algumas pessoas(sem consciência)só pensam em beber,comer e alguns sem muita consciência dirigem bêbados e acabam provocando graves acidentes pra aquele que tem uma intenção boa.
    3)Era divertido porque os pais deles levavam em clubes(matinê)eles brincavam não tinha tanta violência.E hoje em dia pelo contrário no carnaval acontece muitas mortes acidentes,vandalismos.A carnaval é bom,só que isso não importa porque eu penso em mim,mas e o outro que bebe e pode provocar um acidente pensa?Então a dica:Se beber nao dirija.Beba com moderação.
    Ana Letícia Borges 8°5

    ResponderExcluir
  31. 1)Sim,porque todos comemoram,poucos não comemoram e é uma data que nunca é esquecida.Se perguntarmos pra alguém ele vai saber dizer.Agora,se perguntarmos o dia dos professores poucos vão saber dizer.
    2)Boa por ser uma festa alegre,animada,etc,e ruim por causa de bebidas,drogas,etc.Então se for juntar tudo,não saberei te responder .Mas de verdade,se fosse pra eu ir,eu iria.
    3)De acordo com minha pesquisa o carnaval de antigamente pra hoje mudou muito.Os carros antigamente eram fusquinhas enfeitados que saiam desfilando nas ruas.Hoje é coisa de primeiro mundo alegorias,tecnologia avançada,magica,etc.As roupas de antigamente eram mais comportadas,hoje saem nuas mesmo ta ótimo.Também não rolava tanta bebida e droga antigamente igual a hoje.Eles iam pra se divertir,não pra fazer coisas improprias igual a hoje.


    Larissa aparecida 9º3

    ResponderExcluir
  32. 1 - sim. Cada país tem seu geito de comemmorar o carnaval mas o Brasil é admirado por varios paises pela alegria do brasileiro e por sua criatividade.Independente da classe social cada um tem seu geito de festejar.



    2 - Uma coisa boa. Porque independente dos problemas durante o carnaval a uma geração de empregos onde muitas pessoas de classes mais baixa podem ter uma renda extra na familha.



    3 - Gosto principalmente dos dias sem aulas kkkkkkkkk. Ha mais ou menos 40 anos atraz o carnaval era comemorado de uma forma bem deferente, os jovens festejavam sem malicia, cantando marchinhas da epoca com carros alegoricos mais simples. Hoje os jovens vão para beber, devido a isso ocorrendo brigas,acidentes e mortes, beijar na boca sem compromisso e gravides indesejada. Os carros são mais bem trabalhados com muito brilho chamando a atenção de paises estrangeiros e mais turistas.



    Mikaele Carolaine 9º2

    ResponderExcluir
  33. 1-em alguns lugares sim ,mas na maioria nao


    2-em algumas partes sao boas mais em outras ruins ,pois atrai muita violencia por causa de bebidas


    3-eram bem diferentes pois nao tinham tanta malicia como agora
    eu gosto so por causa do feriado...

    Leticia Carolina 8 ano 1

    ResponderExcluir
  34. 1- Sim em muitos lugares sim , na maoiria . Mass também tem lugares que não é muito conhecido !
    2- Tem os lado bons e os lados ruins o lado bom e o lado em que as pessoas gostam de dançar festejar sem violência e com paz. Agora o lado ruim é que existe muita gente vagabunda que querem acabar com o carnaval com violencia, vandalismo e etc. 3- Não tinha tanta violencia e neim tanto vandalismo que neim os dias de hoje . Eu gosto por causa do feriado mais nem festejo .

    ResponderExcluir